A Revelação da nossa identidade ...

Antes de começar este post, quero deixar claro que as informações aqui contidas podem não ser de agrado a muitas pessoas que são ou defendem os góticos, deixo claro também que as informações aqui contidas são passiveis de erros que podem ser corrigidos caso qualquer um deixe seu comentário explicando seu raciocínio e pesquisa com base em conteúdo sólido e documentos históricos. Todo o conteúdo aqui publicado serve apenas para informação a leigos e desentendidos sobre o assunto, não é minha intenção e nem a deste blog criticar qualquer cultura, religião, estilo de vida ou preferencia pessoal, para aqueles que não conhecem o assunto peço que não tirem suas conclusões apenas baseado no conteúdo abaixo pois além e acima de qualquer religião, filosofia ou estilo de vida o mais importante é o que cada um é em seu interior e de modo algum seu modo de ser influencia em seu caráter ou mesmo em sua dignidade.

A principio de tudo. Não existe uma definição exacta do que possa vir a ser um gótico. Não é algo determinado por regras e leis mais sim por características pré-definidas que associam a imagem de uma pessoa ao que seria “ser um gótico”.

A segundo caráter. Não existe gnosticismo, filosofia gótica, religião gótica, satanismo gótico, wicca gótica, magia gótica, e qualquer coisa histórica que possa ser diretamente ligada com as pessoas hoje chamadas de gótica.

Terceira síntese. O estilo e gosto conhecido hoje como gótico vem dos anos 80 como quase todos que conhecem um pouco do assunto sabem, não tem nada no gótico(estilo) que remete a religião ou mesmo a algum tipo de seita macabra e satânica directamente.

Quarta consideração. Os góticos surgiram da terceira geração pós-punk, que teve inicio no começo dos anos 80 e ouviam um som de musicas com letras depressivas e eram em sua essências pessoas alegres e muito divertidas, o que difere dos actuais góticos(ou supostos) que preferem melancolia, tristeza e outros.

Quinto esclarecimento. O gótico e os godos (um povo germânico vulgarmente chamado de Bárbaros e que foram os primeiros germânicos a se converterem ao cristianismo) não tem a mínima associação prática real. Os godos são apenas o fundamento e surgimento da palavra “gótico”. Sendo assim as pessoas vestidas de preto que vêem nas ruas não tem nada absolutamente nada em relação direta com os godos que foram extintos no século VIII.

Agora tendo criado um monte de duvidas e deixado todos ainda mais confusos, irei tratar de explicar a história do “gótico" ?

A palavra “gótico” vem como antes já comentado de povos germânicos que vieram da mesopotâmia, era um pejorativo a este povo que era devastador em campo de batalha e foi responsável por grandes destruições na Itália (inclusive templos e construções romanas). Após muito tempo os godos foram convertidos ao cristianismo e mais a frente extintos no século VIII.

A arte “gótica” é uma arquitetura criada pela igreja católica que revolucionou e causou um grande impacto pela sua aparência obscura e mais apelativa ao assustador.

Desse modo, na época do Renascimento, no século XVI, o termo godo era sinônimo de "inculto destruidor da arte clássica". E esse conceito pejorativo, passa a ser usado para classificar a arte cristã produzida entre o século XII e XVI, período em que a Igreja absorvia a estética pré-cristã da região onde se instalava, chegando até mesmo a absorver certas características pagãs.Assim, analogicamente, esse estilo arquitetônico predominante nesses séculos, cheio de ogivas, vitrais e gárgulas, passou a ser considerado pelos italianos, o "povo bárbaro" que "invade" o "povo clássico-cristão", tornando impura a arquitetura cristã da época.A grande intenção era vulgarizar todo o estilo, mas pelo que foi visto nos séculos posteriores, o termo "gótico" acabou formando uma coesão do obscurantismo medieval, fincando deste modo, raízes permanentes na Europa.

Existe a poesia,literatura ou escritores de gótico? O que existe é um conjunto de obras de melancolia, introspecção, reflexão que fazem parte do gótico mas não é uma exclusividade dele, outros movimentos artísticos anteriores carregaram os mesmos valores.

Você pode encontrar vários autores que criaram obras que se encaixam perfeitamente a estética gótica mais ainda sim não sabiam o que era isso.O que comumente é chamado de literatura gótica é como sinônimo da literatura ultra-romântica, mas isso não tem nada haver com a cena.

O gótico não é filosofia nem ideologia. Se você procurar o significado de filosofia e ideologia irá entender melhor a questão. Olhando no dicionário, filosofia está como o estudo da realidade, mas ligamos essa palavra a um modo de levar a vida (o que se encaixa melhor no conceito de ideologia). E não existe um modo de ver a vida gótico, somos pessoas diferentes, com opiniões diferentes, com objetivos diferentes. De certo modo a palavra gótico poderia ser interpretada como ainda um pejorativo já que só por gostarmos de coisas que diferem do padrão imposto, somos rotulados como tal, mas isso ajuda bastante afinal é mais difícil explicar o por que de você gostar de preto, adorar coisas obscuras, gostar de uma poesia mórbida e etc. do que simplesmente dizer “eu sou gótico”.

O gótico como conhecemos ou vemos hoje por aí surgiu nos anos 80’ da terceira geração pós-punk, que teve início em 1981.Sendo uma contra-cultura, vale ressaltar, o gótico criou uma cena aparte de qualquer ideologia. O máximo que poderá ter é alguns religiosos em certa religião, ou uma postura religiosa mais "mística" na maioria.

Sendo assim os góticos não tem nenhuma associação religiosa, e também não necessariamente são ateus.
O motivo de góticos não terem ideologias a seguir nasceu da desilusão de alguns punks com suas próprias. Esses, conhecidos então como pós-punk, posteriormente vieram a se chamar de góticos.Essa é a historia do surgimento do gótico como hoje vemos nas ruas(que ainda não tem muito haver com o seu principio dos anos 80’).

A banda que começou com tudo que hoje é conhecido como gótico, alias, as duas, são Bauhaus e Joy Division. A partir daí, houve misturas com outros estilos, como o coldwave, o new romântic e até o glam rock. Embora há algumas bandas que faça praticamente uma salada com influências de outras bandas (69 Eyes, com o Hard Rock, e Seraphim Shock, com o Black Metal), existe aparentemente uma "coluna vertebral" que trás lembranças dessas duas bandas.

Gothrock e darkwave são músicas góticas desde a raiz;
Algumas bandas de pós-punk, principalmente a mais populares;
A ultima geração do Deathrock, o new grave.
Lógico, existe outros estilos que tocam nas baladas “góticas”: EBM, Industrial, Coldwave, deathrock de todas as gerações, Etheral etc. etc....

As roupas usadas antigamente pelos góticos não eram como hoje, embora alguns preferirem roupas que tinha um tom remetente ao medieval, sempre incrementava-se algo com um ar de punk. Poderia ser chamado como uma espécie de Dark-punk(o visual). As roupas excentricamente medievais vieram já a partir do ano 2000 quando surgiu a moda metal. Então vinha também o Gothic Metal. Que é o som ouvido por grande parte dos que hoje se chamam ou são góticos, sendo que ainda existem os góticos que ouvem apenas musicas dos anos 80’ e odeiam o gothic metal.

Os góticos em sua essência não eram deprimidos pelo contrario eram felizes e gostavam de rir e tirar sarro de tudo que era possível. Era comum tratar com sarcasmo tudo que era depressivo e decadente. Depressão é uma doença e góticos que são depressivos estes devem procurar ajuda profissional.

É eu disse isso sim, góticos não são depressivos ou melhor, não era para serem. Mas pode-se dizer que os góticos gostam da noite,da literatura, da arte, da solidão, do ocultismo, do amor. Lembre-se que o mundo dos góticos não pode ser muito caracterizado, cada um define-se de uma maneira.

Os góticos usam roupas pretas, para remeterem ao obscuro, místico e oculto. Alguns dizem que é gosto pessoal, mas na realidade é um gosto estético que caracteriza o estilo hoje em dia.

Os góticos raramente gostam de violência. São pessoas calmas em sua maioria simpáticas, sendo que também existem aqueles que tem medo e vergonha de todos (caso de depressão).O essencial é que góticos são como pessoas normais e tem seus comportamentos como os de qualquer outra pessoa, é seguro afirmar que um gótico tem muito mais respeito e consideração pelas pessoas além de educação e etc, que muitas outras tribos sendo ou não associadas ao rock.

A lenda do gótico entrar em cemitério nasceu dos punks, que gostava de ir em cemitérios, casas abandonadas e até praticamente no meio de algum bosque ou parque de noite para transarem, se drogarem e conversarem. Os antigos pós-punks e peace punks faziam isso com mais freqüência por sua tendência escapista. Conforme o nome foi mudando, os góticos continuaram indo nesse lugares.
Com a invasão do Metal na cena, começaram achar legal ir em cemitério para tirar fotos beber e conversar. Se você gosta disso, nada contra. Mas fique sabendo que essa postura não trás nada de gótico pra você, só exibicionismo puramente saudável.

A historia de que góticos vão a cemitérios meditar e escrever poemas, não passa de uma lenda criada e vinculada pelo meio da internet. Existem sim pessoas que vão a estes lugares meditar e buscar inspiração, mas no caso dos góticos não, eles vão de certo modo praticar o lado estético da coisa.E se você ver um gótico em um cemitério sentado e meditando sobre o que escrever, chame o serviço de saúde, pois isso não é algo muito sadio em uma pessoa, isso tem haver com depressão.

As drogas e os góticos:Embora sempre tenha uma exceção para manchar a reputação da tribo inteira, é incomum ver góticos com algum vício ilegal. Quando encontrado, somos indiferentes quanto ao vício.
Não há venda de drogas ilícitas nas baladas, e quando o cara tá muito ruim, ele no mínimo não entra.

As cores normalmente trajadas são o preto,vermelho,roxo, azul e mesmo o rosa. As bebida preferida é o vinho. Isto vendo que hoje quase toda pessoa que diz ser gótica ou é, se remete e bastante ao vampirismo.

Não existe um manual correto sobre o que é ser gótico, realmente não existe, mas a essência está na musica e só depois vem o gosto pela arte mórbida, roupas pretas e todas as outras coisas já mencionadas.

Lembre-se que para ser gótico não é necessário ser um nerd e super inteligente, mas isso é muito importante, pois assim você acaba não sendo alienado pelas coisas que aparecem e ainda não absorve tudo que ouve ou que dizem ser o certo. Ser inteligente e ter o mínimo de conhecimento, não são coisas necessárias para ser um bom gótico ou coisa do tipo mais são coisas muito importantes para que você possa viver e desfrutar de tudo que lhe é oferecido.

Se você achou que gótico era envolvido com um mundo obscuro e cheio de mistério, então deve agora estar surpreso com tudo isso, mas antes que acabe todo seu encanto vale relembrar que cada um tem sua personalidade, religião, filosofia e historia, sendo assim você pode saber o que é o gótico mais para saber o que cada pessoa é terá de conhece-lá e entender o que ela é e só assim poderá julgar.

Espero que a todos que leram eu possa ter agradado, e aos que não ficaram muito contentes com o modo como descrevi a cena, sinta-se a vontade para comentar e ampliar o modo de compreensão sobre este que é um assunto tão envolto de mistério, mitos e lendas.

Obrigado por chegar até aqui lendo mais este post do blog. Lembre-se que é por pessoas como você ler que eu escrevo.Compartilhe você também seu conhecimento com o mundo crie um blog ou mesmo comente sua experiência e sabedoria sobre o assunto aqui no blog. Ah todos mais uma vez obrigado e até o próximo chocante post do blog.

Comentários

Mensagens populares