Festas em Honra de Santa Bárbara, São Vicente e Nossa Senhora Auxiliadora - Fânzeres
Olá amigos e bem vindos ao meu blog, antes de mais nada vou só expressar a minha opinião á cerca das festas daqui da minha freguesia que vivo desde que nasci, e mais este texto que vou escrever agora já devia ter feito com juntamente com as histórias do local da lenda que se contam agora e também como começou as festas.
Já tive pessoas da minha família que já pertenceram ás antigas comissões de festas e com muitas boas recordações mesmo, que na qual o meu pai também pertenceu ás melhores comissões já feitas desta festa popular, sendo que tinham amor pelo o que faziam, acordavam cedo, para que pudessem ter a melhor festa possível do que o ano anterior, vinham grandes artistas portugueses e também chegaram a vir de fora principalmente do Brasil.
Os tapetes de flores eram lindos, feitos de ramos de flores e folhas de plantas, dantes eram 4 dias e uma semana antes tinham um concurso de ranchos as ruas cheias e vividas.
Saudades desse tempo, mas como sei que os tempos mudaram, sim, mas podiam pelo menos fazer força para pelo menos continuar com o tapete de flores essa sim a tradição mais antiga que tem a capela de Santa Bárbara, "serrim coloridinho" o cruzeiro todos os anos sempre com as mesmas plantas, existe mais caramba, nem que seja margaridas, enfim peço desculpas deste desabafo e minha opinião eu vivi muito de perto á 30 anos atrás pelas as festas da Capela de Santa Bárbara, e hoje olho para ela a "morrer" aos bocados.
--
Agora devem se perguntar "que raio de ordem que meti no titulo " sim é verdade as primeiras festas lá desde 1664 celebravam só a Santa Bárbara, e como nós todos sabemos que essa Santa é celebrado no dia 4 de Dezembro, mas chegavam a uma altura tanto em tempo de chuva e de mau tempo não dava para fazer a celebração da romaria das festas populares em esse mês, desde então decidiram introduzir o São Vicente agora do porquê, muitas pessoas antigas aqui em Fânzeres diziam que era o Santo que do mês seguinte para que pudessem fazer-se a festa popular, mas não tinha significado sim, vamos lá saber um pouco da história de São Vicente.
São Vicente foi um mártir espanhol que viveu entre os séculos III e IV. Renunciou adorar os deuses pagãos do Império Romano e abandonar a sua fé e assim se tornou mártir. Foi, portanto, condenado à morte e, segundo consta, o seu corpo foi protegido dos abutres por um corvo. Mais ainda, o seu corpo terá sido lançado ao mar e depois devolvido pelas marés, pelo foi nesta altura que se começou a falar de “milagre”. Mais tarde, por volta do século VIII, quando os muçulmanos invadiram a Península Ibérica e transformavam igrejas em mesquitas, os cristãos colocaram o corpo de São Vicente num barco e lançaram-no à deriva no mar, na esperança que isso os salvasse, como um milagre. O corpo do santo foi dar à costa no Promontório Sacro, Cabo de Sagres, que viria a ser, mais tarde, o Cabo de São Vicente.
Como existem duas lendas aqui em Fânzeres e uma delas fala em um homem pagão e a outra da história do cemitério esquecido que na qual fala em corvos dai, São Vicente.
E as festas seriam então ser 22 de Janeiro, mas claro como ninguém está bem, e soube que as pelas as histórias do Povo que os que vendiam na festa diziam que havia pouca gente e que não vendiam nada e tanto que fizeram força para arrumar a festa quando o povo estariam de férias.
Dai a nossa Senhora Auxiliadora, Maria Auxiliadora e Protetora do lar. Pelas graças alcançadas, Maria Auxiliadora passou ser chamada também de A Protetora do Lar. Milhares de pessoas testemunham graças alcançadas através da sua intercessão, protegendo as casas contra tragédias, catástrofes, guerras e ajudando nos problemas de família, nas dificuldades domésticas, nas batalhas da vida.
Entre os mês de Junho e Julho principalmente na primeira semana de Julho era uma data perfeita para todos dai ser os 3 santos que simbolizam a Capela de Santa Bárbara.
Agora vamos para as duas lendas da capela de Santa Bárbara.
--
A Lenda de Bárbara
Bárbara era uma jovem e linda rapariga do seu tempo e conta a história que o seu pai Diósdoro, um nobre Pagão de alguma arrogância, a guardava de dia e de noite, com todo cuidado devido á sua dotada beleza.
Tendo o seu pai a necessidade de se ausentar durante algum tempo, mandou construir uma torre, aonde encarcerou a jovem, até porque ela já havia recusado uma proposta de casamento com um jovem e robusto cavaleiro.
Bárbara revelou ser uma rapariga meiga e muito bondosa, era cristã e tinha feito um voto de castidade.
Foi por esta razão, que Bárbara aproveitará a viagem do seu pai para acrescentar mais uma janela ás duas já existentes na torre. Passavam assim a haver 3 janelas, o que para a Bárbara representaria as três pessoas que fazem parte da Santíssima Trindade e, num balneário existente na torre, mandou colocar uma cruz.
A Lenda de Santa Bárbara
A história conta que, há muitos anos, durante uma forte tempestade, três viajantes se abrigaram debaixo de uma árvore próxima à capela para escapar da chuva.
Infelizmente, um raio atingiu a árvore, resultando na morte das três pessoas instantaneamente.
A tragédia chocou a comunidade local e acredita-se que a capela tenha sido construída em memória dessas vítimas.
Desde então, a árvore onde ocorreu a fatalidade ganhou uma conotação mística, sendo considerada um local de respeito e reverência.
--
Agora sobre a tal história do Cemitério Esquecido vamos á história / Lenda que já escrevi aqui no meu blog mas vamos relembrar.
O Cemitério Esquecido
Nesta região existe uma lenda, uma lenda aterradora na qual irá alterar tudo que conhecemos por aqui, a história que vamos contar são de dois irmãos e de um amigo deles.
Esses três amigos andavam a brincar naquele alto e até mesmo se sentavam ou até mesmo passavam horas a contar histórias debaixo de uma árvore sentados.
E também á noite andava metidos na magia negra aonde guardavam velas em vários cantos da floresta e também escondiam tudo para que ninguém da população soubessem de nada, naquela altura quem mexesse com esse tipo de coisas era condenados á morte, era logo para a forca.
Um dia decidiram realizar um perigoso ritual aonde mexia com muitos demónios e entre outras entidades malignas e utilizaram sete velas vermelhas á volta da árvore e utilizavam bastante álcool á mistura que bebiam 10 em 10 minutos em cada canto que diziam com a seguinte frase a cantar.
- Satanas orate ne adorarent omnem deum et fortuna, vim sanitatem potentiam ad generandum.
Cantavam 3 vezes em cada 10 minutos, isto tudo desde da 1 da manhã até ás 3 no que dizem ser a hora morta.
Eles continuavam todos os dias até que gerassem fortuna, saúde e glória, mas ouve um dia que acabou tudo.
No ano de 1640 (data não exata) num dia calmo e tranquilo desistiram de fazer sem nenhum resultado desse ritual e quando bateu as 3 horas da manhã surgiu um entidade para eles dizendo.
- Porque vois não mais fizeram o cântico destruíram tudo agora vão pagar por tudo que fizeram.
Os amigos assustados com a tal situação ficaram imóveis e depois surgiu uma tempestade imensa com trovoada e de repente tudo ficou a piorar com a tal situação um trovão tocou na árvore e ambos os três morreram.
No ano de 1660 (data não exata) com as verbas da população conseguiram juntar dinheiro suficiente para fazer uma capela em honra da Santa Bárbara por causa do ocorrido a deusa da trovoada e começaram a fazer um cemitério junto aonde não havia local apropriado para fazer e juntou-se a fazer um cemitério á beira da capela ao longo dos tempos foi indo em que depois em 1851 (data não exata) ou até antes demoliram tudo em volta da capela e destruíram o cemitério deixando corpos lá enterrados para sempre e naquele local vive ainda em assombrações das pessoas mortas no local começando a fazer vários tipos de rituais.
--
Pelas as Lendas 2 delas estão mais próxima da realidade ( Lenda de Santa Bárbara e Cemitério Esquecido ), á cerca da outra para mim Lenda de Bárbara, tentei ir mais a fundo e não se encontrou provas aonde foi construída essa mesma torre e sendo uma lenda sem datas fica complicado de se provar.
E chegamos ao fim de mais um texto meu original com 2 Lendas e uma meia história ou lenda e mais um desabafo meu sobre as festas que ainda estão a decorrer enquanto faço este texto aqui no meu blog, espero que tenham gostado, e já agora comentem do que acharam, se quiserem falar mais do que pensam das festas que estão a decorrer - aqui no blog e partilhem este texto para os vossos amigos e mais uma vez obrigado por lerem.
Comentários
Enviar um comentário